top of page
  • Instagram
  • Pinterest

TIPOS DE ROSTOS

  • Foto do escritor: Camila Bertazzi
    Camila Bertazzi
  • 8 de jul. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 22 de jul. de 2020

Olá cor de rosas, hoje venho dar algumas diquinhas pra ajudar você a se maquiar de uma forma que valorize seu rosto e te deixe ainda mais bonita.


A imagem mostra uma mulher passando base no rosto com a ajuda de um espelho.

Uma das dúvidas mais comuns das pessoas que iniciam na maquiagem é o formato de rosto tanto dela quanto das pessoas que elas vão maquiar. É imposto por padrão vários formatos de rostos: quadrado, redondo, triangular... mas nem sempre é fácil olhar pra uma pessoa e saber certinho qual seu formato exato e nisso surgem as dúvidas de como maquiar essa pessoa, de como fazer o contorno, onde iluminar, se precisa afinar o rosto ou não. Por isso nesse post venho mostrar uma forma mais simples de se aprender a maquiar uma pessoa sem precisar ficar decorando formatos de rostos e o que fazer em cada um.


Primeiramente precisamos olhar bem o rosto da pessoa para entender como maquia-la da forma que mais valorize seu rosto. Para isso devemos dividir o rosto em três partes horizontais, também chamados de terço, que devem ser semelhantes.


TERÇOS HORIZONTAIS

O primeiro terço é da raiz do cabelo até a sobrancelha, o segundo, da sobrancelha até a base do nariz e o terceiro, da base do nariz até a base do queixo.


Essa imagem mostra o rosto de uma mulher mostrando a divisão dos terços horizontais do rosto

Nas partes maiores do rosto, deve-se optar pelo contorno, se uma pessoa possui a parte do nariz menor (segundo terço), deve-se fazer o contorno na direção da boca para alongar essa parte, caso a pessoa tenha a parte do nariz maior, deve-se fazer o contorno em direção ao nariz, para dar a impressão de que o segundo terço seja menor. Se o terceiro terço da pessoa também for maior, deve-se contorná-lo para alongar o rosto. Nas partes menores do rosto opta-se pela iluminação, para dar a impressão de que essa parte seja maior. Se a parte da testa (primeiro terço) é pequena, não se deve fazer o contorno e sim iluminá-la, isso vale para a parte do queixo também.


Depois de analisada os terços horizontais é hora de analisar os terços verticais, onde o rosto também é dividido em três partes e assim como horizontalmente, as medidas verticalmente também devem ser próximas.


TERÇOS VERTICAIS

O primeiro terço é a medida do primeiro olho, o segundo, medida de um olho entre o outro olho (medida da distância entre os olhos) e o terceiro é a medida do outro olho.


essa imagem mostra o rosto de uma mulher mostrando os terços verticais do rosto.

Para uma pessoa com os olhos próximos, medida de um olho maior do que a distância entre os olhos, deve-se iluminar o canto interno dos olhos, para dar a impressão de que os olhos são mais afastados.

essa imagem mostra uma pessoa que possui olhos próximos.

Para uma pessoa com os olhos afastados, medida entre os olhos maior do que a medida de um olho, deve-se escurecer o canto dos olhos para passar a impressão de que os olhos são mais próximos.

essa imagem mostra o rosto de uma pessoa com olhos afastados.

Caso a pessoa tenha os terços bem simétricos fica a critério seu fazer a maquiagem que mais combina com a pessoa.


Com essas dicas fica mais fácil de saber qual maquiagem fazer na pessoa ou em você mesmo. No começo parece complicado e caso sentir necessidade pode medir o rosto e ver quais são as partes maiores e menores ou também pode tirar uma foto e traçar as linhas, dos dois jeitos funcionam, mas com a pratica só de bater o olho em alguém você já saberá o que fazer.


Espero que vocês tenham gostado!


Beijos da Garota Cor de Rosa!!


Comments


ASSINE PARA RECEBER ATUALIZAÇÕES,

POSTS E NOVIDADES

  • Instagram
  • Pinterest

© 2020 por Dicas da Garota Cor de Rosa.

bottom of page