Olá cor de rosas, hoje venho falar um pouco sobre o Cronograma Capilar, vou explicar como ele funciona, os vários tipos que existem e como ele pode ajudar nos cabelos.
O cronograma capilar (CC) é uma rotina de cuidados com os cabelos composta por 3 etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada etapa oferece uma solução para os danos causados aos cabelos, como poluição, raios solares, fontes de calor, excesso de química, entre outros. O CC é indicado para todos os tipos de cabelo, independente da sua curvatura. Ele é formado, normalmente, por 3 lavagens semanais durante 4 semanas, onde se intercala as três etapas de acordo com a necessidade do cabelo, para assim, poder suprir todas as necessidades de que o fio precisa. Mas para que serve essas 3 etapas??
HIDRATAÇÃO
A hidratação é a etapa responsável pela reposição de água do fio, se seu cabelo está sem brilho, seco e áspero é indicado que se faça uma hidratação, já que essa etapa proporciona brilho, movimento e diminui o ressecamento.
O excesso de hidratação não causa nada em especifico, no máximo o cabelo sentirá falta de elementos das outras etapas.
NUTRIÇÃO
A nutrição é a etapa responsável pela reposição dos lipídios aos fios, deixando os cabelos com a oleosidade necessária. Se seu cabelo está ressecado, volumoso, com pontas secas, com pontas duplas, sem maciez, armado, embaraçado e com frizz, é indicado que se faça uma nutrição, já que essa etapa diminui o volume, proporciona maciez e repõe os óleos.
A nutrição pode ser substituída por uma umectação com óleo vegetal.
O excesso de nutrição pode deixar o cabelo com aspecto oleoso, pesado e sem vida. O cabelo fica sobrecarregado e com a sensação de sujo.
RECONSTRUÇÃO
A reconstrução é a etapa responsável pela reposição de proteínas dos cabelos, se seu cabelo está emborrachado, quebradiço, descolorido, poroso e sem elasticidade é indicado que se faça uma reconstrução, já que essa etapa fortalece os cabelos, diminui a quebra e devolve elementos da fibra capilar.
Como é a etapa mais potente do cronograma, a reconstrução deve ser feita apenas uma vez no mês em cabelos saudáveis e 2 vezes ao mês (a cada 15 dias) em cabelos danificados.
A reconstrução pode ser substituída por uma cauterização.
O excesso de reconstrução pode causar o efeito contrário, o cabelo se torna rígido e opaco, ocasionando a quebra, podendo ser confundido com falta de reconstrução.
Caso você queira começar o cronograma para melhorar a saúde de seus fios basta olhar pro seu cabelo e ver o que ele mais necessita. Dependendo do estado do cabelo deve-se focar em uma etapa em específico para poder sanar os problemas encontrados.
CABELOS MUITO DANIFICADOS
Nos cabelos muito danificados deve-se focar focar mais na etapa de nutrição, com 2 reconstruções:
Hidratação -> 1 x na semana
Nutrição -> 1 a 2 x na semana
Reconstrução -> 2 x ao mês
Segue um exemplo de cronograma a ser seguido:
CABELOS POUCO DANIFICADOS
Nos cabelos pouco danificados deve-se focar mais na etapa de hidratação, com 2 reconstruções:
Hidratação -> 1 a 2 x na semana
Nutrição -> 1 x na semana
Reconstrução -> 2 x ao mês
Segue um exemplo de cronograma a ser seguido:
CABELOS SAUDÁVEIS
Nos cabelos saudáveis deve-se focar mais na etapa de hidratação, com apenas 1 reconstrução:
Hidratação -> 1 a 2 x na semana
Nutrição -> 1 x na semana
Reconstrução -> 1 x ao mês
Segue um exemplo de cronograma a ser seguido:
Para seguir qualquer um desses cronogramas é preciso uma máscara específica para cada etapa, mas se você não gosta de muitos cremes ou não tem grana pra comprar vários no momento, basta ter uma máscara de hidratação e batizar ela com os ingredientes necessários para atingir a etapa desejada. Para saber quais ingredientes usar, basta ler o post onde falo sobre Como Batizar Sua Máscara.
Espero que vocês tenham gostado!
Beijos da Garota Cor de Rosa!!
Comentários